Dep. Coronel Carlos Augusto

Carlos Augusto Gomes de Souza nasceu em 28 de abril de 1968, na cidade de Corrente, extremo Sul do Piauí. É o segundo dos dez filhos do ex-soldado da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), José Teixeira de Souza e da dona de casa Carmelita Gomes de Souza. Aos seis anos de idade, quando o seu pai pediu licenciamento da PM, foi morar com a família na cidade Taguatinga, no Estado do Goiás, onde, aos sete anos de idade, começou a trabalhar como engraxate. Em 1981 retornou ao Piauí com sua família e passou a morar em Teresina, no bairro Bela Vista, zona Sul da capital.

Para ajudar na alimentação e estudos dos irmãos, Carlos Augusto trabalhava vendendo dindim, cheiro verde e peixe. Nunca abandonou os estudos, e em 1989 foi aprovado para a Escola de Sargentos das Armas? ESA, e para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Piauí. Optou então por frequentar o curso de formação de oficiais, na Academia de Polícia Militar do Guatupê, Estado do Paraná, e em 1991 foi declarado aspirante a oficial.

Casado com a senhora Geuvânia Gonçalves, tem três filhos: Carlos Eduardo, João Augusto e o caçula Carlos Augusto Filho.

Ao longo dos anos, exerceu várias funções na Polícia Militar do Piauí e com esforço chegou ao posto de Coronel e ao Comando Geral da corporação piauiense. Por ter percorrido todas as regiões do Piauí, conhece as necessidades e peculiaridades de cada uma delas, o que facilitou o exercício do comando da corporação.

Superando desafios e realizando na Polícia Militar do Piauí ações que atingem diretamente os anseios das comunidades, como a instalação da Companhia de Polícia Militar em Simplício Mendes e de uma base da Polícia Militar na comunidade Nova Santa Rita, em Uruçuí. Além disso, descentralizou as ações da corporação, criando comandos e batalhões na capital e no interior, aproximando a Polícia Militar do Piauí ainda mais das pessoas.

Incluiu mais de 1.000 novos policiais militares, realizando concurso público para o ingresso de mais soldados na corporação; Apoiou os Pelotões Mirins no atendimento de mais de 7 mil crianças, distribuídas em 51 municípios; Implantou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência ? Proerd, em 84 municípios, atendendo mais de 40 mil crianças e adolescentes. Implantou as forças táticas nas divisas do Estado do Piauí com outros estados, dentre outras ações que permitiram a reestruturação da Polícia Militar, como o incremento de armamento, munições e viaturas. Tudo isso contribuiu para o aprimoramento da atividade de Segurança Pública desempenhada no Estado.

Religioso, o coronel Carlos Augusto tem como valores a família, o trabalho e Deus, sobre todas as coisas. Sua conduta íntegra e os serviços prestados à população lhe renderam títulos, como os títulos de cidadania de Campinas do Piauí, Bom Jesus, Capitão de Campos e Teresina, onde mora há mais de 30 anos, além das medalhas do Mérito do Ministério Público do Piauí "Darcy Fontenelle Araújo", concedido em dezembro de 2017; e de Honra ao Mérito da Defensoria Pública do Estado do Piauí, concedida a pessoas e instituições que contribuem com a efetivação dos Direitos Humanos e da Democracia.

A sua história de vida e de amor pelo Piauí é marcada de muito esforço, coragem e determinação. Aos 50 anos, ele carrega a força de quem luta desde a infância, quando vendia peixe no bairro Bela Vista, até os dias atuais por um Piauí melhor, com mais educação, segurança e condições de vida iguais para todos. [L]